Celular: +55 (41) 99680-7641
Contate Conosco: falecom@dinheirodeblog.com
Palestra de Simon Sinek

Palestra de Simon Sinek

A Importância Que Tem Um Texto Transcrito de Um Vídeo

Este texto da palestra de Simon Sinek que transcrevi de um vídeo do Youtube tem como objetivo mostrar A Importância Que Tem Um Texto Transcrito de um Vídeo

Uma má e uma boa notícia.

Quero passar uma dicada de oportunidade que estará descrita no final do texto que transcrevo e que publicarei neste blog, mas como o vamos fazer em dois posts e isso é uma má notícia, porque a dicada só vai aparecer no final da segunda parte, mas ao acessar ao segundo post desta palestra, você terá acesso ao restante da transcrição e à dicada de oportunidade e isso é a boa notícia, não perca.

Entretanto se quiser saber antecipadamente quando vou publicar a segunda parte da palestra me envie uma mensagem nos formulários disponíveis no site para lhe poder comunicar a publicação.

Transcrição da Palestra do Simon Sinek

Como os grandes líderes inspiram a ação - Novas ideias cada dia da semana

Como você explica quando as coisas não saem como previsto?

Ou melhor como você explica quando os outros são capazes de alcançar coisas que parecem desafiar todas as suposições?

Por exemplo, porquê a Aple é tão inovadora. Ano após ano, após ano, após ano, após ano, eles são mais inovadores que todos os seus concorrentes e é apenas uma empresa de computador.

Eles são como todos outros possuem o mesmo acesso ao mesmo talento as mesmas agencias os mesmos consultores a mesma mídia. Então por que eles parecem ter alguma coisa diferente?

Martin Luther King

Porquê foi Martin Luther King que liderou o movimento de direitos civis?

Ele era o único homem que sofreu em uma américa pré direitos civis e certamente ele não era o único orador do dia. Porquê ele?

E porquê foi que os irmãos Wright conseguiram um voo motorizado controlado com tripulação enquanto certamente haviam outros grupos que eram mais qualificados, melhor financiados, e eles não conseguiram um voo tripulado motorizado e os irmãos Wright os derrotaram.

Orville and Wilbur Wright

Há algo mais em jogo aqui. Cerca de três anos e meio atrás eu fiz uma descoberta e essa descoberta mudou precisamente minha visão de como eu pensava que o mundo funcionava. E ainda mudou profundamente a forma como eu atuo nele.

Como percebi (existe um padrão) como percebi todos os grandes inspiradores líderes e organizações no mundo seja a Apple, Martin Luther King ou os irmãos Wright todos eles pensam agem e comunicam exatamente da mesma forma.

E isso é o oposto completo de todos os outros o que eu fiz foi codifica-lo.

E isso é provavelmente a ideia mais simples do mundo.

Eu a chamo de círculo dourado.

Porquê?  Como?  O Quê?

Circulo Dourado

Circulo Dourado

Essa pequena ideia ilustra porquê algumas e alguns líderes são capazes de inspirar enquanto outros não.

Deixe-me definir isso rapidamente.

Cada pessoa cada organização no planeta sabem o que fazem 100%.

Alguns sabem como eles fazem isso, quer você o chame de sua proposição de valor diferenciada ou seu processo proprietário ou seu USP.

Mas poucas muito poucas pessoas ou organização sabem o porquê fazem o que fazem.

E por “porquê” não quer dizer “fazer lucros”.

Isso é um resultado. É sempre um resultado;

Por “porquê” eu quero dizer: Qual o seu propósito? Qual é a causa? Qual é a sua crença?

Porque a sua organização existe?

Porque você sai da cama pela manhã?

E porque alguém deveria se importar?

Bom, como resultado a forma como pensamos, agimos nos comunicamos de fora para dentro. É obvio não partimos da coisa mais clara para a coisa mais confusa. Mas os lideres inspiradores e as organizações inspiradas independente de seu tamanho área da indústria todos pensam agem e comunicam de dentro para fora.

Apple Steve Jobs

Deixem-me dar um exemplo:

Eu uso Apple pois eles são fáceis de entender e todos conseguem usar.

Se a Apple é como todos os outros uma mensagem de marketing dela deve se parecer como esta.

O Quê? - Nós fazemos ótimos computadores.

Porquê? - Eles são lindamente projetados fáceis de usar e interface amigável.

Como? - Quer comprar um? Resposta do cliente: Não (com pouco convencimento).

E é assim que a maioria de nós se comunica.

É assim que o marketing é feito. É assim que a maioria das vendas são feitas.

E é assim que a maioria se comunica interpessoalmente. Nós dizemos o que fazemos como somos diferentes ou como somos melhores e nós esperamos algum tipo de atitude, uma compra um voto alguma coisa do tipo.

Aqui está o nosso novo escritório de advocacia, nós temos os melhores advogados com os melhores clientes. Nós sempre representamos os clientes que fazem negócio conosco, aqui está o nosso carro novo. Ele faz muitos quilômetros ele tem banco de couro. Compre o nosso carro. Mas não é inspirador.

É assim que a Apple atualmente se comunica.

Porquê? – Tudo o que fazemos nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente.

Como? – A forma como desafiamos o status quo é fazer nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Você quer comprar um?

Totalmente diferente certo?

Você está pronto para comprar um computador de mim.

Tudo o que eu fiz foi inverter a ordem da informação. Isso prova que as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.

Circulo Dourado

Isso explica porque cada nesta sala se sente perfeitamente confortável em comprar um computador da Apple.

Mas também nós sentimos confortáveis em comprar um MP3 da Apple ou um telefone da Apple ou um DVR da Apple.

Mas como eu disse antes Apple é apenas uma empresa de computador. Não há nada que os diferenciem estruturalmente de qualquer um dos seus concorrentes, seus concorrentes são igualmente qualificados para fazer todos esses produtos. Na verdade eles tentaram.

Há alguns anos Gateway lançou TVs com tela plana. Eles eram eminentemente qualificados para fazer TVs tela plana. Eles vinham fabricando monitores de tela plana por anos. Ninguém comprou.

Dell apareceu com aparelhos MP3 e PDAs. E eles fabricam produtos de ótima qualidade. E eles podem fabricar produtos perfeitamente bem projetados. Ninguém comprou. Na verdade falando sobre isso nem nós imaginamos comprar um MP3 da Dell.

DELL Goes for emc

Por que você compraria um MP3 de uma empresa de computadores?

Mas fazemos isso todos os dias.

Pessoas não compram o que você faz elas compram o porquê você faz.

O Objetivo não é fazer negócios com todo o mundo que precisa do que você tem.

O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.

Aqui está a melhor parte. Nada do que eu estou dizendo é minha opinião. É tudo fundamentado nos princípios da biologia.

Não psicologia biologia. Ao olhar uma secção transversal do cérebro humano vendo de cima para baixo o que você vê é que o cérebro humano é dividido em três componentes principais que se correlacionam com o círculo dourado.

Nosso mais novo cérebro nosso cérebro homo sapiens nosso neo córtex corresponde ao nível “what – o quê”.

O neo córtex é responsável por todo nosso pensamento analítico, racional e pela linguagem.

As duas secções do meio (how – Com, why – porquê) formam cérebros líbicos. E os cérebros líbicos são responsáveis por todos nossos sentimentos como confiança e lealdade.

cérebro o pensante

Também é responsável por todo comportamento humano, tomada de decisão e não tem capacidade para linguagem, em outras palavras quando comunicamos de fora para dentro sim, as pessoas podem entender enormes quantidades de informação complicadas como caraterísticas benefícios factos e números.

Mas isso não influencia o comportamento. Quando nós comunicamos de dentro para fora falamos diretamente com o cérebro que controla o comportamento então permitimos que as pessoas racionalizem com as coisas tangíveis que dizemos e fazemos.

É daí que vem as decisões repentinas. Você sabe ás vezes você pode dar a alguém todos os factos e números e eles dizem “eu sei de todos os factos e detalhes ditos mas sinto que isso não está certo”.

Porque esse verbo “sinto” que não está certo?

Porque a parte do cérebro que controla toda a tomada de decisão não controla a linguagem. E o melhor que podemos dizer é “eu não sei. Apenas sinto que não está certo”.

Ou ás vezes você diz estar seguindo o seu coração, ou seguindo a sua alma. Bem eu odeio dizer mas não há outras partes do corpo controlando seu comportamento. Tudo está acontecendo no seu cérebro límbico, a parte do cérebro que controla as decisões e não a linguagem. Mas se você não sabe o porquê faz o que faz, e as pessoas responde ao que você faz o que faz então como você vai conseguir pessoas que queiram votar em você ou comprar algo de você, ou mais importante que sejam leais e queiram fazer parte daquilo que você faz.

Novamente o objetivo não é vender para pessoas que precisam do que você tem o objetivo é vender para pessoas que acreditam naquilo que você acredita.

O objetivo não é apenas contratar pessoas que precisam de um emprego; é contratar pessoas que acreditam no que você acredita.

As Pessoas

Eu sempre digo que se você contratar pessoas apenas porque podem fazer um trabalho elas vão trabalhar pelo seu dinheiro mas se você contratar pessoas que acreditam no que você acredita elas vão trabalhar para você com o sangue, suor e lágrimas. E em nenhum lugar existe exemplo melhor do que os irmãos Wright.

CONTINUA NO PRÒXIMO POST

Se quiser ser dos primeiros a saber quando público a segunda parte faça nos uma mensagem num dos formulários do SITE - Obrigado.

Faça comentários no post nós agradecemos

Share this article

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.